Ser fluente a dois ou mais idiomas é uma boa maneira de ganhar dinheiro e tem benefícios a nível da saúde mental. Para além disso o conhecimento de línguas abre portas para oportunidades no exterior e permite convívios com outras culturas. Neste artigo encontrarás alguns exemplos de carreiras que podes seguir se tens um interesse particular por idiomas ou facilidade em aprendê-los.

Qual a melhor carreira para quem gosta de línguas?

Rawpixel.com || Shutterstock

Professor

Quando pensamos em profissões que envolvam idiomas, provavelmente esta é a primeira opção de carreira a seguir para um apaixonado pelas culturas e pelas línguas.

Se gostas de ensinar e de estar num ambiente rodeado de pessoas de diferentes idades esta profissão é para ti. Podes ser professor numa escola, numa universidade ou dar aulas privadas.

Tradutor

Um tradutor é a pessoa responsável por fazer chegar uma mensagem duma língua para outra. Dito isto, existem várias modalidades dentro da área da tradução, tais como: tradução de poesia, de medicina, de textos literários, de audiovisuais, de textos técnicos, jurídicos, etc.

Se estudaste tradução ou és bilingue podes sempre procurar trabalhos neste ramo, quer seja com contrato permanente ou como freelancer.

Onde trabalhar como freenlacer

Maxx-Studio || Shutterstock

Intérprete

Um intérprete é uma pessoa que se dedica a nível profissional a traduzir oral e simultaneamente.

Podes trabalhar como intérprete num parlamento, em embaixadas, em palestras, em formações ou eventos corporativos. O estudo de um intérprete é, normalmente, o mesmo que o de um tradutor com exceção da especialização, uma vez que o tradutor traduz mensagens escritas.

Guia turístico

Se gostas de passear pela tua cidade e de conviver com pessoas de todas as idades e culturas, esta pode ser uma boa opção para ti.


Como guia, o teu trabalho é dares a conhecer aos turistas os lugares, juntamente com o seu contexto histórico, económico e social.

Que profissão deveria escolher alguém que goste de idiomas?

Comissário de bordo

Se o teu sonho é viajar pelo mundo e conhecer novos países, este é o trabalho ideal para ti. Um comissário de bordo está encarregue de assegurar o bem estar de todos e manter a segurança durante os voos. É necessário que fale várias línguas, para poder estar em contacto com todos os passageiros.

Comércio exterior

Por comércio exterior entende-se que é a importação e a exportação de materiais, e por isso, ter um bom conhecimento de idiomas é fundamental nesta área, uma vez que é necessário negociar com os restantes países. Para além disso, nesta área também são valorizadas outras competências específicas relacionadas com as vendas.

Diplomata

Se os teus gostos pessoais e profissionais englobam atividades políticas, diplomata poderia ser uma boa opção de emprego.

Um diplomata é a pessoa responsável pela negociação de tratados internacionais, preparação de missões especiais e proteção dos cidadãos nacionais no exterior; daí a importância do gosto pelas línguas nesta carreira, para além do interesse na política.

Línguas e política: como combinar ambas

Pressmaster || Shutterstock

Linguista

Se a tua praia são as evoluções de um idioma, os estudos, a pronunciação e a formação das línguas, esta pode ser uma opção interessante para ti, já que um linguista encarrega-se de estudar e analisar tudo o que foi dito acima.

Também perceber as regras de gramática e a formação de frases são competências trabalhadas por um linguista.

Relações internacionais

As relações internacionais, à semelhança da diplomacia, também englobam relações políticas, juntamente com económicas e sociais. Para além disso, modalidades como segurança, defesa, estratégia e direitos. Uma pessoa envolvida nesta profissão pode procurar trabalho em ONGs, consulados, assessorias, comércio exterior, ONU, etc.

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão