"Porque é que se interessou pela vaga?” é uma pergunta que costuma ser feita nas entrevistas de emprego. Ajuda no processo de seleção, pois é a partir dela que o recrutador percebe as tuas motivações e o que podes acrescentar à empresa. Por isso, é muito importante saber o que responder e ter cuidado com o que não devemos dizer, mesmo que seja a verdade. Isso é o que iremos abordar ao longo deste artigo.
Antes de responder a esta pergunta
Tens aqui os principais pontos a considerar quando fores responder a esta pergunta. O principal conselho a retirar desta compilação é que podes e deves adaptar as tuas respostas às necessidades da empresa, mas não deves mentir.
Pesquisa a empresa
Lê e percebe os seus objetivos. Entende a sua missão. Seja em blogues, no site da empresa, com ex-funcionários, atuais funcionários ou até mesmo no Linkedin. Reúne o máximo de informação que possas. Desta forma, não só estás a preparar uma boa resposta, como também a considerar se realmente queres trabalhar na empresa.
Avalia os teus objetivos e qual é a tua missão.
Não é só os objetivos da empresa que tens de ter em conta, também tens que pensar quais são os teus. Se realmente te identificas com os da oferta em questão e achas que pode ser uma boa oportunidade para ti, vê as características que pedem para a vaga e compara-as com as tuas.
Pesquisa bem o teu posto de trabalho
Na tua pesquisa, não importa só o que defende a empresa. Também é relevante que pesquises, perguntes e tenhas a certeza de que as tarefas que ficarão ao teu encargo, são tarefas que te interessam. Daí a importante pergunta "Como é que é o dia a dia de uma pessoa com o seu trabalho?". Desta forma, verás se realmente queres que os teus dias sejam assim.
Vê os pontos em que coincidem e constrói a tua resposta em torno dos pontos em comum
Depois de teres a tua pesquisa em ordem e os teus objetivos definidos, verifica se há realmente um ponto em comum. Se houver, elabora a tua resposta realçando-os.
Realça que esta é uma oportunidade de crescimento
Quando no mundo profissional, um fator que devemos ter sempre em conta é a oportunidade de crescer, de ser melhor. Dito isto, tens que destacar que esta oportunidade é uma boa maneira de evoluir. Mas não só no teu caso, como também para a companhia, e ao dizeres isto, tem cuidado para não soares convencido. Justifica a tua resposta provando o teu argumento. Fala-lhes dos teus prémios e reconhecimentos que estão no currículo, ou se não tens, de alguns exemplos de pontos fortes e pontos fracos.
Porque é que queres trabalhar nesta empresa?
Relativamente à tua pesquisa, aqui estão alguns exemplos de perguntas que podes usar como inspiração, para perceberes se realmente queres fazer parte desta empresa.
- O que é esperado de ti?
- O que fazem as outras pessoas que trabalham no mesmo setor?
- Quais são os teus objetivos profissionais? Esta é a melhor oferta tendo em conta esses objetivos?
- Como é que é o horário de trabalho?
- Que benefícios esta vaga te trará? Vai contribuir para melhorares a tua experiência?
- De que maneira é que a tua experiência e habilidades podem acrescentar mais à empresa?
Após teres estas perguntas em conta, é importante que moldes a tua resposta para te encaixares melhor na vaga. Foca-te nos aspetos em comum.
O que não responder a esta pergunta
Uma vez que já vimos o que podes dizer, só nos falta analisar as respostas que estão fora de questão. Quando te perguntam porque é que queres este emprego, não importa se o teu único interesse na vaga foi pela oferta salarial.
Ao responderes isso, estás a passar ao recrutador que:
- Não sabes quais são os valores da empresa.
- Não te interessas pelo que eles fazem ou defendem.
- Ainda que a ti te possa parecer um bom motivo, os empregadores vão ver a tua justificação como um motivo para saíres, se surgir uma oportunidade que pague mais.
Autora: Nicole de Abreu