Enumerar defeitos e virtudes é uma pergunta comum em entrevistas de emprego. Responder à parte dos defeitos ou fraquezas pode ser crítico. O truque é encarar os defeitos como pontos a desenvolver, ou referir fraquezas que têm um lado vantajoso.
O objectivo desta pergunta é conhecer a opinião que o candidato tem de si mesmo e perceber o seu nível de autocrítica. A honestidade é valorizada mas tem de conseguir um equilíbrio entre o honesto e o profissional.
No Modelo Curriculum sabemos que a entrevista de emprego é uma etapa importantíssima na hora da contratação, por isso queremos ajudá-lo para que não cometa alguns erros na mesma. São mais as pessoas que os cometem do que as que não. Por isso leia com atenção a continuação
Como falar dos defeitos pessoais numa entrevista de emprego?
Existem um conjunto de características que podem ser consideradas, por certo tipo de recrutadores, como defeitos pessoais. Sendo assim, recomendamos que faça uma auto-análise sobre quem é para saber bem o que pode jogar a seu favor ou não, na hora da entrevista. Esteja atenta aos seguintes passos para saber como falar dos seus defeitos numa entrevista de emprego:
1º passo - Preparação
O primeiro passo para superar a parte dos defeitos pessoais na entrevista de emprego é a preparação. Tente perceber os defeitos que se adequam melhor ao tipo de perfil para o posto de trabalho, ou seja, defeitos que podem converter-se em vantagens para a empresa.
Faça uma auto-análise e escreva alguns defeitos que pensa que possui, num papel. Pergunte também a familiares ou colegas o que eles pensam em relação a pontos que podia melhorar e desenvolver. Não se esqueça de explicar o que tem feito para superar os seus defeitos.
Outras formas de colocar esta pergunta:
Quais são os seus pontos fracos?
Quando foi a última vez que esteve zangado?
O que vai fazer para superar as suas fraquezas?
O que é que lhe tira a calma no trabalho?
Que limitações gostava de ultrapassar?
Recomendamos que leia os nossos exemplos de defeitos na entrevista de emprego que pode utilizar na sua próxima entrevista de trabalho.
2º passo - Fugir dos clichês
O segundo passo é fugir de clichês. Existem certos tipos de defeitos que os recrutadores já estão cansados de ouvir. São eles o típico "sou perfeccionista" ou "sou viciada em trabalho. Tanto um, como o outro não lhe ajudam na hora da entrevista. Caso exista algum defeito que pensa que deva mencionar, seja o menos autocritico possivel e tente explicar da melhor forma possivel. Como por exemplo: "tenho que começar a trabalhar de forma menos árdua e começar a trabalhar mais produtivamente".
3º Passo - Reconhecer o objetivo do recrutador
Nesta fase, é preciso ter ciente que o único objetivo do recrutador é saber se é mesmo a melhor pessoa para desempenhar as funções e tentar perceber até que ponto será o tipo de trabalhador que sabe identificar problemas e que procura por solucioná-los, sempre que os encontra.
Exponha a sua vontade de querer mudar todas as suas caraterísticas negativas e seja humilde o suficiente para dizer que as tem mas que está disposto a alterá-las.
4º passo - Falar de defeitos seus que já superou
Por último fale sobre defeitos que já conseguiu alterar. Mostre um defeito concreto que conseguiu alterar como por exemplo "antes era uma pessoa impulsiva, que não media o peso das minhas ações. Hoje em dia, sei até onde posso ir e como a impulsividade não me ajuda neste sentido".