O Linkedin é considerado a rede social profissional mais utilizada no mundo. Conta com mais de 500 milhões de utilizadores espalhados por 200 países diferentes. Hoje em dia é considerada uma grande aliada na hora da contratação. Porquê? Porque todos os recrutadores estão lá e utilizam-na de forma a encontrar os seus futuros trabalhadores. Deixou de ser conhecida como uma página de curriculum para se tornar na maior rede profissional do mundo.
PK Studio || Shutterstock
Sei que já falamos sobre o facto de se é boa ideia colocar as redes sociais profissionais no CV. E a resposta foi que sim e não, no entanto neste caso a solução é mesmo um grande sim. Se a tiver, deve anexá-la ao seu curriculum.
Se ainda não criou a sua conta então aconselhamos que o faça, principalmente se quer criar uma rede de contactos profissionais. É que nessa plataforma tem a oportunidade perfeita para desenvolver o seu network. Pode criar o seu perfil onde fala sobre as principais funções que desempenha e desempenhou ao longo da sua carreira, tal como anexar o seu portefólio. Use-a a ser favor e venha descobrir as nossas dicas de como usar as redes sociais para ter um impacto positivo laboral.
Objetivo do perfil de Linkedin
Começou por ter como principal objetivo a criação de um sitio online onde os seus usuários poderiam criar um perfil profissional na qual tivessem a possibilidade de saber como escrever um curriculum vitae diferente do que era atual, na altura. Não nos vamos esquecer que foi lançada em 2003 - o webcurriculum quase que nem existia.
Hoje em dia continua a seguir a mesma linha porém muito mais virada para a aposta do networking. Com o tempo, passou então a tornar-se numa plataforma para a execução de negócios.
Lançou as company pages que têm como propósito divulgar vagas de emprego mas também passou a ser um sitio que acolhe muitas empresas que só têm aquele diretório online. Muitas delas, principalmente pequenas e médias empresas, não possuem nenhum site mas têm a sua presença online ali.
Sendo assim, é normal que com o desenvolvimento desta rede social, os processos de seleção também tivessem alterados. Aliás, como pode ler no artigo a importância das redes sociais no novo processo de seleção, são várias as redes sociais que contribuiram para o mesmo.
Linkedin: use esta rede social profissional para ajudá-lo a ser contratado
As interações que faz através do Linkedin podem gerar impressões positivas ou negativas sendo assim tem que ter em atenção algumas coisas básicas. A plataforma dá certos conselhos para manter uma imagem positiva, tais como:
- Escolher uma foto de perfil adequada e com estilo profissional;
- Evitar erros de ortografia;
- Não adulterar informação a respeito da sua experiência profissional e académica;
- Não usar piadas, nem andar a fazer publicações em forma de brincadeira - tal como se autodescreve é uma rede social profissional;
- Ter em atenção a quem vai enviar convites pois convém serem pessoas relacionadas com a sua área de trabalho.
Posto isto saiba que é só meio caminho andado para conseguir utilizar o Linkedin a seu favor. Como é uma rede social profissional global estão inseridas empresas e contactos de todo o mundo. Por isso siga os seguintes passos para usar esta rede social de forma a que consiga captar ainda mais a atenção dos empregradores:
- Traduzir o seu curriculum - procure oportunidades de trabalho fora do país;
- Seguir e começar a conectar-se com profissionais ou empresas de outras regiões do globo;
- Deixar-se inspirar pelo conteúdo feito por profissionais ou entendidades da sua área;
- Autopromover a sua experiência profissional e habilidades profissionais.
- Investir em ferramentas de marketing digital de forma a dar um boost à sua carreira profissional;
- Inscrever-se em grupos ou fóruns que dêem a possibilidade de agregar valor ao seu trabalho;
- Pedir recomendações aos seus colegas de forma a que consiga enaltecer o seu perfil.