Como escrito no post anterior, habilidades Profissionais - O que são e para que servem? existem um conjunto de habilidades que fazem com que sejamos melhores profissionais. Essas capacidades aumentam a probabilidade de ter um posto de trabalho melhor. Mais do que termos bons estudos, temos que ser bons profissionais.
10 características imprescindíveis no mercado do trabalho
As habilidades profissionais são indispensáveis. na hora de crear o seu curriculum por isso esteja atento à lista que preparamos para si. Aqui poderá encontrar quais as dez competências que necessita para desenvolver o grande profissional que há dentro de si:
1. Autoconfiança e autoconhecimento
Podemos ter o curriculum mais elaborado, com as melhores notas nas melhores Universidades mas se não houver confiança no nosso trabalho, de nada vale. Um bom profissional tem que ter confiança de que é bom o suficiente para desempenhar as funções para o qual está a concorrer.
Desenvolver capacidades de autoconhecimento é um plus pois irá ajudá-lo a se autopromoção com um exemplo de carta de apresentação. Como conhece as suas qualidades e defeitos é mais fácil deixar bem explicito quais são as qualidades e qual o real valor que vai trazer à empresa.
2. Inciativa
Um dos principais factores que distingue um profissional medíocre de um muito bom é a sua capacidade de tomar iniciativa. De querer questionar, de querer saber mais, de querer ajudar a empresa a crescer. É imperativo ter um espírito de iniciativa pois assim conseguirá mostrar o seu interesse no desenvolvimento da mesma e o empregador conseguirá reconhecer o seu valor para a companhia.
3. Flexibilidade
É a capacidade de contornar os imprevistos que surgem durante a jornada laboral. Um dia nunca é linear, nem igual ao outro. Da mesma forma que nenhuma pessoa é igual à outra. Por isso é importante desenvolver este tipo de característica. Assim é mais fácil perceber que não existem verdades absolutas. Desenvolver um espírito flexível é a forma mais fácil de começar a perceber o outro e ouvir as diferentes opiniões de cada um.
4. Competitividade
Ser um bom profissional é querer ser melhor do que ontem. É aquele sentimento de querer ir sempre mais além. De competir consigo mesmo, todos os dias. Querer alcançar novos objetivos, tentar ir sempre mais além dos mesmos. Analisar as suas metas e arranjar novas formas de alcançá-las. Comemorar as pequenas vitórias.
5. Liderança
Quando os seus colegas pedem opinião sobre algo que estão a fazer ou mesmo quando o seu chefe também as pede isso é espiríto de liderança. E é uma capacidade natural para qualquer ser humano. Só é necessário desenvolvê-la. Para isso devemos ouvir mais os problemas dos nossos colegas, ganhar a sua confiança e ser uma pessoa integra. Estar disposto a ajudar o outro e tentar arranjar forma de solucionar os seus problemas.
6. Visão no cliente
Em algum momento, da nossa vida, todos fazemos o papel de cliente por isso quando estamos no lado do vendedor é imperativo vestirmos a pele do outro, saber gerir as nossas emoções e fazer de tudo para compreender quais são os seus desejos. Nem todos os clientes sabem o que querem por isso é importante questionar. Assim será mais fácil conseguir fechar a venda.
7. Empatia e Entreajuda
Da mesma forma que ninguém sabe da nossa vida, nós também não sabemos o que se passa com a vida dos nossos colegas. Sendo assim, seja sempre simpático com o outro. Uma palavra incentivadora ou um sorriso pode fazer a diferença no dia de alguém. Ofereça a sua ajuda sempre que necessário e esteja aberto a recebê-la quando necessitar. Nós não sabemos tudo por isso sempre iramos precisar do outro. A empatia ganha-se com o tempo sendo assim pratique. Todos os dias!
8. Persuasão
É a característica que mais chances lhe pode dar para obter o trabalho que tanto quer. Se ainda não sabe, leia o nosso artigo sobre sites de emprego, para ver as oportunidades que tem. Ademais, quando conseguir o que quer, é a persuasão que vai fazer com que seja melhor a cada dia. A capacidade de influenciar os outros a alcançar um bem comum. Antenção! Não confunda com manipulação pois aí está a usar a persuasão no sentido negativo da mesma.
9.Trabalho em equipa
De nada serve achar que tem todas as outras habilidades anteriores se não souber trabalhar em equipa. É no meio laboral que se vai desenvolver como bom profissional por isso seja sempre gentil com os que o rodeiam. E faça de tudo para manter o clima laboral o mais descontraído possivel. Todos estão a trabalhar para o mesmo. Por isso de nada serve querer ser melhor do que o outro. Seja melhor do que foi ontem. E ajude os outros a serem melhores também.
10. Capacidade Crítica
Todos os dias devemos fazer uma análise do trabalho realizado ao longo do dia e comparar o que fizemos de bem com o que devemos melhorar. Ao desenvolver a capacidade de fazer uma crítica construtiva, ao nosso trabalho, estamos a fazer com que consigamos crescer a nível profissional.