Quer queira, quer não com o passar do tempo, cada individuo vai criando a sua marca pessoal. Normalmente esta marca define-o como profissional e como pessoa. Sendo assim, tenha cuidado na hora de desenvolver a sua. No Modelo Curriculum sabemos que existem um conjunto de ferramentas para criar a sua marca pessoal no cv. A criação de um portefólio profissional é uma delas!
Cada vez mais as empresas valorizam todos aqueles profissionais que se diferenciam do comum. Apostam em pessoas que saibam fazer um trabalho de qualidade mas que principalmente aportem real valor à empresa. Pessoas que estão dispostas a dar o seu melhor por si e pela empresa que representam. Sendo assim ter a sua marca pessoal no curriculum será uma grande ajuda quando for se candidatar a uma entrevista de emprego.
Quando estiver para criar a sua personal branding faça a seguinte pergunta: o que me diferencia dos outros? O que eu posso trazer de significante às pessoas com quem vou trabalhar?
Perceba que traços o definem como profissional e quais as suas habilidades profissionais.
Ferramentas que ajudam a criar uma marca pessoal sólida no cv
Devido à sua grande importância, na hora de criar um curriculo, o primeiro que deve sempre fazer é definir qual será a sua marca pessoal. Coloque todas as questões necessárias para fazer o desenvolvimento da mesma:
- "Quem sou?";
- "Que funções profissionais desempenho?";
- "Quais são os traços de personalidade, que tenho mais vinculados?";
- "Qual a imagem que gostaria de passar para os outros?".
Depois analise bem qual a àrea que quer trabalhar, qual o seu objetivo e que público ou sectores profissionais gostaria de se vincular.
Sendo assim fique a saber quais as ferramentas que o podem ajudar a desenvolver a sua marca pessoal no currículo:
-
Escreve um breve perfil sobre si
Como se de uma mini carta de apresentação se tratasse, escreva uma pequena descrição que seja concreta e que resuma muito sucintamente a sua trajetória profissional e quais as suas aspirações laborais. Tente não ultrapassar das duas linhas e nessas duas frases seja o mais claro possível em relação aos seus propósitos e interesses.
-
Criar um blogue ou portefólio
Com o desenvolvimento da web, cada vez mais são os trabalhos que estão interligados com a mesma. Sendo assim, caso esteja na área da tencnologia, comunicação, gráfica ou publicidade seria de grande valor se criasse um portefólio digital.
Além de ganhar experiência estará a aprimorar as suas competências profissionais e a empresa terá uma noção do profissional que é e que tipo de trabalho faz.
Porém caso trabalhe noutra área qualquer também pode ter a sua presença online bem vinculada para isso basta simplesmente começar a usar redes sociais profissionais como o LinkedIn.
-
Anexe um cartão de visita
Os cartões de visitas são uma das ferramentas ideiais para anexar ao seu curriculum. Aposte num que tenha um design simples no qual esteja bem explicito qual o seu contacto, área profissional e um enlace às páginas web ou redes sociais que deseje incluir.
Além disso, se criar um cartão de visita físico saiba que é um dos seus melhores aliados na hora de criar uma rede de network e amplificar a sua agenda de contactos profissionais.
-
Converter o curriculum numa infografia
Para fazer fase ao densolvimento tecnológico, os curriculos tiveram que se adaptar ao mesmo. Sendo assim, alterar o seu curriculum para uma infografia pode ser o ideal na hora de criar a sua marca pessoal e conseguir transmiti-la às empresas da mesma aréa de atuação, que a sua. Com a infografia pode sistematizar, numa única folha, toda a informação mais importante sobre o seu percurso como profissional.
Esqueça a versão tradicional do cv de lado e aposte na sua criatividade. Deixe a sua arte expressar-se através do seu curriculo.