"Fale-me sobre si" é uma pergunta que a princípio parece difícil de responder, pelo abrangente que é. Perguntas como "O que quererá saber?", "Devo contar onde vivo e o que gosto de fazer?", "Qual é a linha que separa o que deve ser partilhado do que não deve?" A verdade é que a resposta é mais simples do que aquilo que parece.
Quando o recrutador te pede que lhe fales sobre ti, está na verdade a querer saber que características é que adquiriste devido às tuas experiências; que tipo de trabalhador és; o que te apaixona e motiva a continuar todos os dias. Não quer que lhe digas onde nasceste nem quantas vezes mudaste de escola. Neste artigo abordaremos como responder a esta tão temida pergunta.
Antes de responder ao "fale-me sobre si"
Antes de perceberes o que deves incluir na resposta, é necessário entenderes a importância da pergunta.
Os recrutadores esperam, com esta resposta, conhecer-te melhor a nível profissional e descobrir se os teus objetivos profissionais vão de encontro com os da empresa. Por isso é fundamental que tu pesquises muito bem a empresa e os requisitos que são pedidos para a vaga, de forma a que te enquadres melhor nela.
Conselhos para uma boa resposta
- Vai preparado: já sabes que as probabilidades que te façam esta pergunta são muito elevadas, assim que prepara a tua resposta com antecipação.
- Não digas demasiado: Tem em conta que a tua resposta deve ter entre dois a três minutos.
- Realça as tuas melhores características ou diz como melhoraste os teus pontos fracos: descobre alguns exemplos de pontos fortes e pontos fracos.
- Sê sincero: não é boa ideia mentir, já que vão acabar por descobrir, mais cedo ou mais tarde. Ajustar as tuas respostas ao que te pedem, não implica mentir.
- Não resumas o teu currículo: complementa a informação que lá está.
Tópicos que podes incluir
- Relatar episódios em que demonstres como é que adquiriste determinadas qualidades ou ultrapassaste certos obstáculos.
- Descobre qual é o teu objetivo profissional e fala sobre ele.
- Descreve os hobbies que escreveste no currículo.
Exemplo do que “falar sobre mim” numa entrevista de emprego
Sou uma pessoa determinada e disciplinada. Estive neste último ano a trabalhar como escritora freelancer e como não tinha nenhum superior a quem responder ou que garantisse que todos os dias escrevia durante um determinado número de horas, tive que ser essa pessoa para mim. Isso permitiu-me para além de disciplinada, ser mais autónoma e perceber que mesmo quando estamos cansados, sem vontade ou sem inspiração, temos que continuar a trabalhar, porque o resto do mundo não para. Antes de trabalhar como freelancer trabalhei como jornalista num jornal e por isso também desenvolvi capacidades de trabalho em equipa. Quando não estou a trabalhar gosto de passar tempo ao ar livre, quer seja simplesmente a passear ou a fazer desporto. Sinto que como passo muito tempo em frente ao computador, quando tenho a oportunidade de não estar, aproveito-a. O meu maior objetivo é ser uma escritora famosa e para alcançar isso, comprometi-me a escrever 10 mil palavras por semana. Tenho a certeza que trabalhar nesta empresa vai permitir-me alcançar os meus objetivos, para além de me melhorar como profissional.
Autora: Nicole de Abreu