O curriculum é a primeira impressão, juntamente com a carta de apresentação, que lhe vai garantir uma entrevista de trabalho e como é obvio os erros devem ser minimizados ao máximo. Existem empresas que recebem milhares de CVs por dia, sendo assim o que separa os currículo que vão ser considerados dos que não vão ser lidos é o facto se estes estão livres de falhas básicas, com uma imagem limpa e um texto coerente.
O curriculum por si só pode não ser o suficiente para garantir uma entrevista de emprego, no entanto, juntamente com a carta de apresentação as chances de consegui-lo são bem mais elevadas. Sendo assim esteja atento não só aos erros a evitar na elaboração do seu cv, mas também aos 7 erros mais comuns feitos na elaboração de uma carta de apresentação.
Em relação ao curriculum, fique a conhecer na continuação os erros a evitar.
Quais os erros mais frequentes que deve evitar no seu CV?
Hoje em dia a sociedade desloca-se a uma grande velocidade criando grandes desafios às organizações. Sendo assim, as empresas procuram cada vez mais profissionais que possuam um conjunto de habilidades profissionais, académicas e pessoais que lhes permitam ter uma melhor capacidade de resposta fase aos desafios enfrentados no dia-a-dia, no meio laboral.
Todos os pequenos pormenores podem ajudá-lo a destacar-se pois são esses memos promenores que fazem toda a diferença na hora de contratar um bom colaborador ou um colaborador eficaz, apto e dinâmico.
Aprenda aqui como minimizar os erros mais comuns no seu currículum vitae , de modo a que possa construir um curriculum que valorize os seus pontos fortes deixando claro que será uma mais-valia para a empresa que irá representar.
Pode também fazer o teste de como fazer bem um curriculum para avaliar a forma como o tem feito até agora, e que erros estava cometendo com mais frequência, em currículos anteriores.
Dado que já sabe qual a importância de ter um bom curriculo, livre-se de erros desnecessários. Fique a conhecer com maior exactidão quais os erros que deve a todo o custo evitar, na hora de redigir o seu cv:
1- Descuido
É muito comum no caso dos currículos impressos, que a qualidade da impressão não seja a melhor. Tenha atenção e imprima o seu currículo em impressoras de boa qualidade e não tire cópias em fotocopiadoras.
Um currículum com boa qualidade de impressão e impresso num bom papel, para além de facilitar a leitura, mostra o quanto você se importa com a sua marca pessoal e a sua carreira.
Aposte numa tipografia de qualidade e nas cores certas, não existe pior coisa do que um cv enfadonho onde não haja nada que capte a atenção do recrutador. Sendo assim, tenha em atenção o tipo de letra que vai escolher e a palete de cores que melhor se adapta ao seu perfil, tal como a que melhor se adpta à versão impressa do seu curriculum. Existem cores como o cinzento ou o verde escuro que são uma boa opção na conjugação de cores, tanto para o cv online como para o cv impresso.
2- Linguagem
O currículo deve ser escrito de maneira formal, clara e impessoal. Evite usar pronomes pessoais como: “eu desenvolvi um projeto” use antes algo como “desenvolvimento de projeto”.
O uso em demasia do pronome “eu” passa a imagem de alguém egocêntrico e prepotente. Por isso escolha sempre falar de forma genérica, em relação aos seus projetos. Mostre que é bom, que sabe que é bom mas não deixe que esse sentimento mostre o lado negativo da autopromoção. Encontre um equilibrio no seu diálogo.
3- Datas
Tenha atenção aos períodos em que trabalhou em cada empresa e em cada cargo. É importante colocar datas de entrada e saída de cada emprego para que o avaliador saiba com que rapidez as coisas aconteceram na sua carreira.
Ignorar as datas pode deixar dúvidas nas pessoas que vão analisar o seu histórico profissional por isso seja sempre o mais direto possivel. Não coloque funções que nunca desmpenhou, nem anexe empresas que nunca trabalhou. Isso só demonstrará a sua falta de coerência e integridade laboral.