O Currículo Lattes é a melhor opção de currículo online se pensa procurar emprego no Brasil. As agências de pesquisa e muitas empresas no Brasil utilizam a Plataforma Lattes como consulta. Assim, para um profissional de nível superior, ter um currículo bem feito e mantê-lo atualizado é o mesmo que apresentar um cartão de visita. Para quem está em ambiente académico, este modelo é obrigatório, já que as bolsas de estudo exigem o modelo de Currículo Lattes.
Dicas gerais para fazer o Currículo Lattes
- Todos que possuem uma licenciatura, por mais que não pretendam seguir a carreira académica, precisam cadastrar o seu Curriculum na Plataforma Lattes, pois os recursos humanos das grandes empresas já procuram no Lattes novos profissionais.
- Lembre-se que você é especialista na sua área de conhecimento, mas o empregador pode não conhecer essa área tão bem, por isso evite abreviaturas, siglas, etc.
- Mais importante do que participar em congressos e eventos são os resultados (conclusões), por isso destaque-os bem.
Dicas para quem está na faculdade
Como não têm nenhuma ou pouca experiência, dedique-se aos dados gerais e insira todos os cursos, formações, domínios linguísticos, nunca esquecendo de mencionar a duração de cada atividade.
Dicas para quem está a sair da faculdade
Destaque o que fez de relevante no portfolio, durante o período académico, como trabalhos, bolsas, participação ou organização de eventos, bem como, produções culturais, filmes, vídeos, entre outros.
Dicas para quem está numa Pós-graduação
Enfatize e faça detalhadamente o seu projeto de pesquisa e aborde como foi o seu contributo, destaque seus artigos e publicações, e se for o caso, desenvolvimento de software, técnicas, etc.
A Plataforma Lattes disponibiliza publicamente os currículos individuais, além de permitir que universidades e empresas recebam uma lista dos currículos de todas as pessoas vinculadas às instituições, ou que atuem em áreas do seu interesse. O sucesso alcançado pela Plataforma Lattes atravessa fronteiras e hoje é adotado na Colombia, Equador, Chile, Peru e Argentina, além de, também, já estar a ser implementado em Portugal e Moçambique. Aprenda como cadastrar seu currículo na plataforma Lattes.
fonte: fazer-curriculum.com.br