Já todos fizemos coisas de que nos arrependemos, e de certeza que causámos constrangimentos no nosso local de trabalho por coisas que não fizemos bem ou percebemos mal. Do ponto de vista do recrutador, é fundamental saber que erros cometemos no trabalho anterior e ainda mais importante, como é que os ultrapassámos. Isto, para prevenir que ocorra neste novo emprego a que estás a concorrer. Neste artigo, vamos dar-te as melhores dicas para saberes como responder quando te pedirem para falares sobre um erro que tenhas cometido no trabalho.
O que é que se pretende saber com essa pergunta?
Partindo da premissa que "errar é humano", sabemos que já erraste. Os recrutadores também o sabem e também erraram. No entanto, querem saber um erro teu, para saber que tipo de trabalhador és e, indiretamente, o que esperam é saber como te safaste dessa situação. Não tens nada a temer.
O importante é dar-lhes a informação que eles querem, saber como lidas com os acontecimentos adversos que surgem, para poderem avaliar se de facto és a contratação mais adequada para a empresa e se te conseguirás encarregar das tarefas que te serão atribuídas.
Cometer erros, no entanto, ainda é visto por muitos como um tema tabu e criador de ansiedade. Por isso, para te relaxar, vamos dar-te os melhores conselhos. Aprender com os erros é um sinal de maturidade, não de vergonha ou até mesmo de inaptidão. Significa que estás sempre em busca de te melhorar.
Responder negativamente a esta pergunta, não te fará de ti um melhor trabalhador nem deixará uma boa impressão ao recrutador. Pensará que não sabes como ultrapassar problemas e que estás a assumir que tudo o que fazes é perfeito.
Como responder à pergunta "Fala-me de um erro que tenha cometido no trabalho?"
Seguem-se os passos que deves ter em conta, ao contares um erro que cometeste no teu antigo emprego.
Menciona um erro substancial
Antes da tua entrevista, prepara esta pergunta. Pensa num erro que não tenha custado muito à empresa, quer a nível financeiro, quer a nível de tempo. Prepara-te também para possíveis perguntas que possam surgir, relacionadas com o assunto.
Explica o que aconteceu
Conta, detalhadamente, o contexto em que esse problema apareceu. Expõe os obstáculos que dificultaram a tua tarefa e que converteram um pequeno lapso num erro mais grave de solucionar. Se só mencionas algumas partes da história, pode parecer mais simples do que aquilo que foi. Tem em conta o que dissemos inicialmente, que tens que mostrar a lição que aprendeste com isso, e a forma como lidaste com a situação. Não ponhas as culpas em mais ninguém, como veremos a seguir.
Não culpes nem desculpes ninguém
Colocares as culpas em alguém, só transmitirá aos teus recrutadores que não te sabes responsabilizar pelas tuas ações, que és desorganizado e que não tens capacidades de resolução de problemas. Arranjar desculpas só serve para que vejam que te pões na defensiva à mínima coisa e isso é exatamente o que eles não querem.
Não te responsabilizes demais
Colocar a culpa nos outros deixa-te mal visto, mas pores demasiada culpa em ti próprio, também. É verdade que cometeste um erro e de certeza que o solucionaste (ou não), mas não adianta de nada responsabilizares-te demasiando nem arcares demasiado com a culpa.
O que é que aprendeste?
Este é o principal ponto da questão. O que é que aprendeste com o erro que cometeste? Alguma lição a destacar? o que é que deves fazer daqui para a frente? Como é que vais lidar com a situação, caso aconteça de novo? Mostra ao recrutador o que é que fizeste para solucioná-lo e o que é que aprendeste para usar no futuro.
Autora: Nicole de Abreu