Conseguir o primeiro emprego, ou um novo emprego numa nova área em que você nunca trabalhou, pode ser muito difícil num mercado que valoriza cada vez mais a experiência. Mas é possível com a ajuda de alguns truques que vamos partilhar consigo.
Conseguir emprego sem experiência:
- Trabalho voluntário: as ONGs e organizações sem fins lucrativos da sua região em geral precisam de vários tipos de ajuda, e podem lhe dar experiência exactamente no seu campo – e além do benefício para a sociedade, o trabalho social fica muito bem no currículo. Identifique ONGs que possam estar precisando de apoio técnico na área em que você quer ter experiência, e procure-as para uma conversa! Em geral não dá de fazer isto de forma remunerada, mas o horário é flexível, gera bons contatos e… já mencionei que fica muito bem no seu currículo?
- Certificação: cada profissão tem seus próprios métodos, exames e entidades certificadoras, e em muitos casos elas suprem bastante do que o empregador desconfiado espera saber antes de o chamar para uma entrevista. Certificação não substitui experiência nem comprova competência, mas pode fazer a diferença.
- Freelance ou trabalho autónomo: este é um caso em que pode valer a pena aceitar realizar como actividades que você normalmente não faria, assim você enriquece o seu portefólio e pode mencionar a experiência no currículo.
- Estágios: alguns são remunerados, outros não. Alguns são oportunidades reais de obter experiência e aprendizagem, outros são formas de a empresa obter mão de obra barata para trabalho desqualificado. Faça sua escolha pensando a longo prazo – um período em uma empresa que seja referência em seu mercado pode fazer maravilhas pelo seu currículo, mesmo que você se sinta explorado.
Pode parecer frustrante se o que você procura é uma alternativa imediata, mas a não ser que você tenha a alternativa de ser um empreendedor, a forma usual de enriquecer um currículo é bem aos poucos, não em grandes saltos.
Leia também:
Fonte: WebEmprego.net