A produtividade é, entre muitas coisas, a capacidade de produzir tarefas num determinado espaço de tempo. É uma qualidade que muitos empregadores procuram, quando vão recrutar trabalhadores e é a qualidade oposta à procrastinação. Ser produtivo nos dias que correm está cada vez mais difícil, devido às inúmeras distrações que existem nas nossas mãos, relacionado com as tecnologias ou não. No entanto, temos tudo o que precisas de saber neste artigo para organizares melhor o teu tempo, combateres a procrastinação e tornares-te uma pessoa produtiva, sejas trabalhador ou estudante.
Tudo o que precisas de saber para te tornares mais produtivo
Aqui estão as nove coisas que precisas de saber para te tornares mais produtivo.
Quanto mais cedo, melhor
O segredo para uma maior produtividade é começar cedo. De certeza que já ouviste o ditado: levantar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, não é um mero clichê. Não se trata só de te levantares cedo. Tens que te levantar e produzir. Acorda, faz a cama, move-te.
Se te levantares mais cedo e começares a fazer as tuas tarefas, terás mais tempo no fim do dia para relaxar. Mas se te levantares cedo e não fizeres nada, ao fim do dia estarás cansado e com uma lista de tarefas por terminar.
Escreve para não te esqueceres
Uma importante dica para a produtividade e para combater a procrastinação é anunciares o que tens que fazer. Escreve as tuas tarefas numa agenda. Esta técnica não só te vai garantir que não te esqueces, como vai assegurar que te auto desafias a cumprir tudo o que está na tua to-do list.
Planeia o teu dia na noite anterior
Ao fazeres isso, estarás a poupar tempo da manhã seguinte e em vez de teres de pensar o que tens que fazer, podes começar o dia a riscar as tarefas da tua lista.
Mata os sapos primeiro
Outro fator importante é matares os sapos mal possas, isto é, pensa e analisa qual é a tarefa que menos gostas de fazer ou a mais importante, esse é o teu sapo. A melhor maneira de a realizar é se for a primeira coisa que fizeres ao acordar. Depois do pior estar feito, realizar os teus restantes afazeres parecerá mais fácil, rápido e não quererás procrastinar.
Dividir para conquistar
Em vez de colocares tarefas muito grandes que te ocupem muito tempo e que te possam desmotivar, separa-as em pequenas partes, mais realizáveis.
Por exemplo, se tens que fazer um trabalho para a faculdade, em vez de colocares isso na lista, experimenta organizá-lo de forma mais concreta, como: fazer pesquisa, procurar imagens, resumir o que pesquisei, começar a escrever.
"Autopressiona-te"
No geral, por mais que as pessoas pensem que não, trabalhamos melhor sobre pressão. Por isso, muitos estudantes deixam os estudos para a última hora. "Porque não se sentem pressionados o suficiente", ora isso, obviamente é negativo, porque acaba por gerar mal estar como a ansiedade e o stress. No entanto, se definires um determinado tempo para realizar essa tarefa, sentir-te-ás pressionado o suficiente para seres produtivo e sem o stress envolvido inevitável que surge depois de deixares tudo para a última.
O sistema de recompensas funciona!
Como vários psicólogos comprovaram, recompensar as crianças e os animais por um comportamento bom, é a melhor maneira de os ensinar. O mesmo funciona com os adultos. Sempre que realizares uma tarefa, recompensa-te pelo esforço e pela dedicação, mereceste-o.
Controla as recompensas
Para além de controlar as recompensas, também há que ser coerente e ter a certeza que elas vão de encontro aos teus objetivos, por exemplo, se passaste as últimas duas horas a estudar, a recompensa não deveria ser passar as próximas três horas a ver uma série ou um filme.
Adequa as tuas recompensas aos teus objetivos e não te preocupes, não precisas de gastar dinheiro com elas. Se o teu objetivo é correr todos os dias, marca numa folha ou num calendário todas as vezes que o fizeste; desta forma, não vais querer quebrar a tua linha de conquistas.
Mais nem sempre é melhor
Por fim, fazeres várias coisas de uma vez, não é produtivo. Acaba até por ser contraproducente, já que vais estar focado em diferentes tarefas, podes acabar por não fazer nenhuma bem. Tem calma e realiza uma de cada vez, consegues fazer tudo!
Autora: Nicole de Abreu