Muito semelhante à pergunta, porque é que te devemos contratar, existe o principal tema deste artigo: "Como pode contribuir para o crescimento da empresa?". Seja lá qual for a tua situação atual, temos um exemplo de resposta criativa preparado, especialmente para ti. Não importa o tempo que dediques a "enfeitar" o teu currículo, se não fores preparado para a tua entrevista de trabalho. Presta atenção aos seguintes pontos.
Como é que pode contribuir para a empresa?
Para muitos candidatos, esta costuma ser a pergunta definitiva, a que decide se eles ficam na empresa ou continuam na sua procura por um trabalho. Isto porque não vão preparados e fazem silêncio para pensar. Ora, o silêncio não é a resposta certa. Além do mais, se tu não sabes como podes melhorar a empresa, os recrutadores pensarão que não o podes fazer e continuarão à procura do candidato ideal.
No fim da entrevista de trabalho, é provável que o recrutador te pergunte como é que podes contribuir para a empresa, é fundamental que leves já a tua resposta preparada e que a digas de forma confiante e persuasora. Escolhe bem as palavras que dirás, pois elas serão cruciais para determinar se tens ou não futuro na empresa.
Ao longo deste artigo, propomos-te uma série de respostas criativas e adequadas para responderes quando este momento chegar.
O que posso acrescentar à empresa quando não tenho experiência
Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de exercer a minha profissão de forma remunerada, já fiz estágios e voluntariados relacionados com a minha área de estudo, tornando-me assim, uma pessoa atenta às tendências e curiosa para novas experiências.
Estou ciente dos objetivos da empresa e posso afirmar, com toda a certeza, que vão de encontro aos meus. Estou certo de que, um perfil jovem como o meu, contribuirá com inovação e criatividade. Para além disso, é um dos meus grandes objetivos poder construir carreira com vocês. Com a minha contratação, ambas as partes ficariam a ganhar.
Para mim, conseguir este emprego não seria o fim da meta, mas sim o início de uma corrida que gostaria de ganhar com vocês.
O que posso adicionar a um grupo de trabalho se estou desempregado há muito tempo?
Estar desempregado é visto socialmente como um aspeto negativo. No meu caso, cada momento que passei sem trabalho, foi aproveitado a ampliar a minha formação e as minhas competências profissionais, como pode confirmar no meu CV.
O que me destaca, em relação aos concorrentes, que depois de anos na mesma área, não puderam desenvolver tanto os seus conhecimentos em cursos imprescindíveis a esta área de atuação. Isso demonstra que sou um profissional ativo e interessado, e que apesar de ter tido algo que muitos consideram um contra tempo, aproveitei-o e tirei algo bastante positivo dele.
Como posso contribuir para o crescimento de uma equipa de trabalho se tenho muita experiência?
Uma vez que tenho muita experiência, tenho um ponto de vista diferente e mais abrangente do que o de alguém que está há pouco tempo no mundo do trabalho, já que trabalhei em diversas empresas até agora. Coleciono também o melhor que aprendi em cada uma.
O meu desejo constante de evoluir e crescer, junto dos meus anos de experiência proporcionaram-me um melhor desenvolvimento de algumas habilidades, tais como, uma maior rapidez a lidar com os problemas, um melhoramento das minhas capacidade de comunicação e igualmente, por ser tão adaptável, sou o elemento certo para trabalhos de equipa.
Um perfil jovem, garantir-lhe-á uma visão inovadora. No entanto, o meu perfil experiente pode converter-se num salva-vidas em situações onde terá que sobreviver à incessante concorrência comercial que existe, hoje em dia.
Apostar em mim tornar-se-á num êxito assegurado para o crescimento da sua empresa, como um. Assim como para o crescimento individual de cada membro da minha equipa, incluindo o meu. Apesar de já ser experiente, ainda posso - e gostaria de - aprender mais.
Autora: Nicole de Abreu