A entrevista de trabalho é uma etapa essencial para conseguir garantir o seu trabalho de sonho. É a segunda fase de pré-seleção, logo após a escolha dos candidatos baseado no curriculum vitae. Sendo assim tenha em conta as nossas dicas, maximize a sua oportunidade e aprenda como fazer uma boa entrevista de trabalho.
Como fazer uma boa entrevista de trabalho
Sabemos que está à espera pela entrevista nesse seu emprego de sonho. E sabemos principalmente que quer arrasar quando estiver frente a frente com os seus futuros chefes. Sendo assim decidimos fazer uma listagem onde damos os melhores conselhos para quando chegar à hora da verdade:
1 - Hoje em dia quase todas as empresas têm Sites na Internet. Aprenda algo sobre a empresa antes de ir a uma entrevista. Mas, atenção, não mostre que sabe demais sobre a empresa. Use essa informação para fazer algumas perguntas sobre a empresa.
2 - Escreva num papel todas as perguntas que pensa que lhe vão fazer. Então prepare algumas respostas e escreva-as por baixo das perguntas. Escrever as perguntas e as respostas ajudá-lo-á a recorda-las. Pratique com alguém as respostas a essas mesmas perguntas.
3 - Prepare testes psicotécnicos - Algumas empresas, especialmente no Brasil, tem por hábito realizar testes psicotécnicos nas entrevistas de emprego, dependendo do cargo proposto, e se este exige certas capacidades especiais, como uma excelente capacidade verbal ou um bom discurso, em que neste caso lhe poderiam fazer um teste de sinónimos. Tente perceber se há essa possibilidade, e prepare-se para essa eventualidade realizando testes psicotécnicos similares, ou treinando as capacidades que pensa que poderão ser importantes (e avaliadas) de outra forma.
4 - Pense nas suas fraquezas. Deve estar preparado para que lhe façam referencia a uma área na qual a sua experiência / conhecimento têm algumas falhas. Se não lhe for perguntado, encontre uma maneira de incluir isso na entrevista. Os entrevistadores esperam ouvi-lo falar nos seus pontos fortes, mas não esperam ouvi-lo falar dos seus pontos fracos ou "necessidades".
5 - Leia o seu curriculo. Planeie como explicar um “lapso de tempo”. Por exemplo, se você tiver um par dos meses entre deixar um trabalho e começar um novo, certifique-se de que tem uma boa explicação para o que fez durante o período intermédio entre os dois empregos
6 - Certifique-se de que o seu passado académico e ou de trabalho, sejam discutidos. Assim, esteja preparado para falar sobre realizações específicas, uma melhor descrição do trabalho. Explique o que você sentiu sobre um sucesso ou um fracasso. Os sentimentos são importantes.
7 - Perguntas. Evite perguntas que empurrem o entrevistador para um compromisso - a menos que você esteja a ser entrevistado para um trabalho de vendas.
8 - Use os verbos na terceira pessoa, evite o "eu", ao falar sobre o trabalho. Evite falar como se o trabalho já fosse seu. Não pergunte: "Qual vai ser o meu salário por mês? " Pergunte antes: "Qual é aproximadamente o salário mensal para este cargo? ".
9 - Encontre algo positivo sobre a empresa enquanto pesquisa as informações que recolheu no website da empresa, algo que você sinta que o entrevistador saberá responder e dê-lhe a oportunidade de falar (orgulhosamente) sobre isso.
10 - Se o seu C.V. não tiver já uma fotografia assegure-se de que leva uma foto e mais um curriculum consigo para a entrevista.
11 - Se você não conhecer exatamente o local da entrevista tente sair uma hora mais cedo para chegar a tempo. Independentemente de uma boa desculpa, um atraso dá logo uma impressão negativa sobre si. Se você puder leve um telemóvel. Se ficar preso no meio do transito, você pode pelo menos avisar o entrevistador do seu atraso.