1 de janeiro, ano novo. A estas alturas, já terás lido mil e uma listas de resoluções de ano novo, até é possível que tu também tenhas elaborado uma delas. Isto não é negativo nem é uma perda de tempo, mas talvez já te sentiste frustrado ou descontente após descobrires que não cumpriste nem metade dos objetivos que estabeleceste. Achas que por causa disso, deverias parar de elaborar objetivos profissionais? Claro que não! Mas talvez tenhas que começar a estabelecer umas metas profissionais mais realistas e alcançáveis. Hoje ajudar-te-emos a consegui-lo.

O contexto é primordial para definir os teus objetivos

É essencial que todas as metas tenham um contexto determinado. Por isso, antes de criares uma meta profissional e pores todo o teu empenho para realizá-la, deves analisar se é viável. Como é que o farás? Respondendo a estas perguntas:

  • De que perfis profissionais é que estão à procura?
  • Quais são as competências profissionais mais procuradas? Cumpro-as? Caso não as cumpra, posso reforçá-las para conseguir atingir os meus objetivos?
  • Quais são as exigências do mercado de trabalho e como é que eu me posso adiantar a elas?
  • Como é que se encontra a economia do meu país? Quais são os sectores que estão a crescer mais?

As tuas metas - os teus tempos

O tempo é igualmente importante ao contexto para estabelecer metas realistas.

Suponhamos que o teu objetivo é escrever um livro desde o zero, mas tens que fazê-lo enquanto trabalhas a tempo inteiro. Seria realista da tua parte pores um limite de 3 meses para escreveres o teu primeiro livro? Claro que não! Mesmo que investisses o teu tempo todo nesse projeto pessoal, seria extremamente ambicioso da tua parte, acabá-lo em três meses.




Com este exemplo, queremos fazer-te ver que deves ter em conta a tua situação pessoal e o teu ritmo na hora de estabelecer objetivos. Temos os nossos limites e devemos conhecermo-nos para estabelecer desafios alcançáveis num determinado período de tempo.

O autoconhecimento é imprescindível para saberes até onde é que podes chegar.

Estabelece objetivos a curto e medio prazo que te ajudem a chegar à tua meta a longo prazo

Não podes começar a construir uma casa pelo telhado e querer ter uma base estável. Antes disso, tens que fixar pequenos objetivos a curto e medio prazo que te ajudem a avançar na tua corrida. Estes pequenos propósitos devem ser muito concretos e ter uma finalidade clara: todos e cada um deles têm que estar ao serviço da tua meta principal.

Põe limites na tua ambição

A ambição é fundamental para te superares a ti mesmo e atingires os teus propósitos, mas tudo tem um limite. Exigires demasiado de ti pode ter um efeito contrário ao pretendido, não só não alcanças as tuas metas, como também te podes sentir tremendamente frustrado.

Diz adeus às frases motivadoras e abraça a normalidade

O pensamento positivo é fundamental para ultrapassar qualquer tipo de desafio, mas como a ambição, também precisa de limites. Porque não é verdade quando dizem que "não há impossíveis" nem que "se te esforças ao máximo consegues fazer tudo". As frases motivadoras das redes sociais causaram estragos com os seus lemas pouco realistas.

Com isto, não queremos soar catastrofistas ou fazer-te desistir antes do tempo, mas sim, avisar-te que nada depende 100% de ti, muito menos no âmbito laboral, onde se concentram variáveis distintas que estão fora do teu alcance.

Lá por definires um objetivo, não quer dizer que o vás concretizar, e não é o fim do mundo! Esforça-te ao máximo para alcançar os teus propósitos, claro, mas mantém presente que a tua estratégia pode NÃO produzir os resultados esperados. Estar preparado para um final negativo ou infeliz  poupar-te-á de um sentimento de frustração ou, pior ainda, de um problema de ansiedade.

Autora: Nicole de Abreu

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão