Uma carta de intenção é um documento solicitado quando um candidato quer preencher uma determinada vaga, seja ela uma vaga de estágio, mestrado ou emprego. Se te candidataste a uma grande empresa, o mais provável é que te peçam uma carta de intenção para o teu emprego. E se te estás a concorrer para uma vaga para numa universidade, de certeza que te pedirão uma carta de motivação para o mestrado. O teu principal objetivo ao escreveres a carta de intenção é convenceres os recrutadores de que tu és a melhor escolha para o cargo; para isso, e de uma maneira objetiva, colocas os teus objetivos, motivações, experiência profissional, formação académica e competências.
Neste artigo, verás como escrever uma carta de intenção e um exemplo.
O que escrever na carta de intenção para emprego
Na carta de motivação tens que mostrar que te identificas com os valores da empresa, que compreendes a sua missão e que vais cumprir com os seus objetivos.
Porque é que queres este emprego?
Seja pela reputação, pela cultura, pela experiência ou pelo ambiente, tens que justificar a tua vontade de fazer parte da empresa. Fá-lo, demonstrando dinamismo e entusiasmo e de uma maneira original.
Quais são as tuas habilidades?
O mais importante a destacar nesta secção é a tua capacidade de resposta a diferentes situações, sejam elas liderar, motivar, comunicar, pensar, equilibrar, ou comprometer-se, tens que te informar sobre a tua posição e o que vais fazer e relatar algum caso em que tenhas demonstrado ter alguma dessas competências.
Qual é o teu objetivo profissional?
Teres objetivos profissionais e ambições é fundamental para que os recrutadores percebam a tua dedicação para com a empresa, por isso menciona também de que forma é que os objetivos da empresa estão alinhados com os teus. Se ainda não o sabes, podes fazer-te algumas perguntas para descobrires qual é o teu objetivo profissional.
Os objetivos profissionais têm um leque muito amplo de possibilidades. Cada pessoa tem o seu, uns preferem ser chefes ou líderes enquanto outros ficam felizes apenas com trabalhar menos horas.
Qual é a estrutura da carta de intenção para emprego
A estrutura desta carta é semelhante a todas as cartas de intenção, isto é, tem que ter um cabeçalho, corpo de texto, a despedida e a assinatura.
Cabeçalho
No cabeçalho é onde vão as tuas informações de contacto: nome, e-mail e telemóvel, em seguida, a data e o local e por último o cargo do recrutador e o seu respetivo nome. Sempre que possível, tenta descobrir o nome da pessoa que vai ler a tua carta e dirige-lha.
Corpo de texto
Nesta secção, de aproximadamente três parágrafos, é onde vais escrever uma apresentação tua, mencionando as razões pelas quais deverias ser contratado, as tuas capacidades, formação académica, experiências profissionais, pontos positivos e aprendizagens.
Sê objetivo e seleciona apenas a informação que importa. Usa um tipo, tamanho e cor de letra adequado.
Não mintas, não copies o teu currículo e evita os clichês.
Despedida e assinatura
Agradece por dedicarem tempo a ler a tua carta e despede-te formalmente, com um "cordialmente", por exemplo.
Por fim, assina.
Exemplo de carta de intenção para emprego
Ana Maria Ribeiro Silva
anamrsilva@exemplo.com
+351 000 000 000
Funchal, 20 de abril de 2025
Gestão de recursos humanos
Exma. Dra. Sofia Almeida,
Licenciei-me em gestão na Universidade da Madeira e fiz um estágio na área de recursos humanos numa cadeia de hotéis de nome internacional. Enquanto lá estava, foi me possível aprender a gerir as emoções das outras pessoas, uma vez que também fiz um curso de três semanas para isso.
Tenho como objetivos, ser diretora de recursos humanos de uma cadeia de hotéis e para isso acho imprescindível trabalhar nesta empresa. Seria uma ótima oportunidade de crescimento e aprendizagem para mim e poderia aplicar os meus conhecimentos que adquiri enquanto estudava e trabalhava.
Desde já agradeço pela atenção disponibilizada.
Atenciosamente,
Ana Silva