Uma carta de demissão é um documento que um trabalhador tem que entregar ao seu chefe ou aos recursos humanos da empresa a informar que se demite, seja pelo motivo que for. Por mais simples que pareça, existem algumas coisas a fazer que são importantes ter em conta. Ao longo deste artigo encontrarás o que fazer antes de enviar a carta, como fazê-la, algumas dicas e dois exemplos.
O que fazer antes de enviar a carta?
Estes são alguns pontos a considerar antes de escreveres e de enviares a tua carta de demissão.
- É importante, antes de enviares a carta de demissão, avisares o teu chefe que te queres demitir. A carta é só um processo de formalização.
- A carta de demissão é um documento escrito à mão, essa é a prova de que não foste coagido a sair de lá, nem que foi falsificada.
- São cartas curtas, menos que uma folha.
- Sê objetivo, não te estendas muito e se o quiseres fazer, realça os destaques positivos e a tua gratidão.
Estrutura da carta de demissão
Depois de saberes tudo o que fazer antes de começar a escrever, resta-te saber qual é a estrutura da carta.
- Nome da empresa.
- Nome do responsável (seja o teu chefe ou o gestor dos recursos humanos).
- Solicitação de demissão (indica qual é o cargo que abdicas).
- Informação sobre o cumprimento (ou não) do aviso prévio.
- Assinatura.
- Local e data (dia, mês e ano).
Dicas para a tua carta
Para além da estrutura, deixamos-te aqui algumas dicas para quando estiveres a escrever a tua carta.
- Lê o teu contrato de trabalho e confirma o prazo de aviso prévio ou se tens alguma outra cláusula que tenhas que ter em conta ao pedires a demissão.
- Verifica a gramática, ainda que te estejas a despedir, não é bem visto mandares um documento formal cheio de erros ortográficos.
- Evita falar mal dos teus colegas, chefe, empresa ou carga horária. Não sabes que voltas a vida pode dar e o melhor é acabar bem com todos.
- Deseja o melhor para a empresa e para os seus trabalhadores.
Exemplos de uma carta de demissão
Seguem-se dois exemplos: o primeiro a avisar que a pessoa irá cumprir o período de aviso prévio e o segundo em que pede cancelamento imediato do contrato.
Exemplo 1:
Repsol Petróleo SA
Cara Marta Rodrigues,
Venho por este meio, formalmente solicitar, o meu pedido de demissão. Infelizmente, por motivos profissionais, não poderei continuar a trabalhar nesta empresa. Irei cumprir o aviso prévio, assim que o dia 30 do próximo mês será o meu último dia. Aproveito para agradecer pela oportunidade de trabalhar nesta empresa e pela compreensão prestada durante todo o tempo em que aqui estive.
Alberta Magalhães
Porto, 25 de julho de 2019
Exemplo 2:
Continente
Caro José Figueira,
Venho por este meio apresentar o meu pedido de demissão. Queria antes de mais agradecer pelo apoio e pela oportunidade de crescer. Foi um orgulho trabalhar durante tantos anos nesta empresa. Infelizmente, por motivos pessoais, não posso continuar. Solicito também, o não cumprimento do aviso prévio, e o encerramento imediato do contrato.
Rogério da Costa
Santo António, 03 de janeiro de 2022