Assim como as certificações no currículo, os reconhecimentos são muito importantes para te destacar dos outros trabalhadores e candidatos. Um reconhecimento profissional é uma recompensa dada pelos teus chefes por teres feito um bom trabalho e uma forma de te motivar a continuar. No entanto, é necessário perceber quando é que devem ou não ser incluídos no currículo e como. Descobrirás isso ao longo deste artigo.
Como inserir as conquistas no currículo?
Aconselhamos-te a criar uma secção no currículo dedicada aos teus prémios e reconhecimentos para criar um enfâse especial nas tuas qualidades.
Quando incluir um prémio no currículo?
Por mais tentador que seja, colocar todos os teus prémios não é bem visto. Como com toda a informação que incluis no teu CV, tens que ser seletivo. Não é atraente ter um currículo cheio de informação e vai acabar por te prejudicar.
Dito isto, aqui está uma lista de prémios que não deverias considerar.
- Quando já tens muita experiência no mundo laboral, não faz sentido colocares um reconhecimento que ganhaste no ensino secundário, por exemplo.
- Ao concorreres para uma vaga a um posto administrativo, não é relevante colocares um prémio de melhor dançarina.
- Se só tens um prémio ou reconhecimento, não deverias criar uma secção especial para ele, já que terá o efeito oposto ao pretendido e em vez de impressionares os teus recrutadores, vais deixá-los a pensar porque é que não conseguiste mais nenhum. Inclui-o nas tuas habilidades.
- Por último, não deixes um grande intervalo de tempo entre o teu último prémio e o presente. Por outras palavras, assim como é importante manteres o teu currículo atualizado e adaptado, os teus prémios também. Colocares que a última vez que ganhaste um prémio foi há mais de três anos, levantarás a mesma pergunta: Porque é que não conseguiu nada mais recentemente?
Tipos de prémios
Aqui estão exemplos de alguns prémios que podes incluir no teu currículo:
- Bolsa de estudos por mérito;
- Publicações de algum artigo ou estudo;
- Prémios relacionados com vendas;
- Reconhecimentos de voluntariado;
- Campeonatos nacionais e /ou internacionais.
"Não tenho prémios nem reconhecimentos para pôr no currículo"
Caso não tenhas nada para acrescentar a esta secção, não te preocupes. És tu quem faz o teu currículo. Caso seja este o teu caso, a solução é bem simples: não cries esta parte. Existem muitas pessoas que nunca ganharam um destacamento na escola, universidade ou no emprego e isso não é um fator impeditivo de seguires os teus sonhos. Aposta e reforça outros setores do teu CV, assim como:
- As certificações no currículo
- 10 hobbies para colocares no currículo
- Competências profissionais
- Frases para colocares no perfil profissional
Autora: Nicole de Abreu