Antes de começar a escrever o seu currículo deve saber o que as empresas procuram em si. Um currículo bem feito será um currículo apelativo o que fará com que a empresa tenha interesse em conhecer mais sobre si. Um curriculum é a nossa imagem, é como se fosse uma montra de uma loja, e esta deve destacar as nossas qualidades e transformar os nossos defeitos em virtudes.
Regra geral o primeiro contato entre a empresa e o candidato é feito através do curriculum vitae e da carta de apresentação. Estes dois documentos em conjunto formam o mix perfeito que necessita para começar a sua busca pelo seu primeiro emprego ou mesmo por um melhor. Tanto o cv, como a carta de apresentação são muitos importantes e ajudam-no a conseguir a vaga que tanto deseja.
Os pontos mais relevantes que as empresas procuram num curriculum
Existem um conjunto de traços pessoais que as empresas, em geral, valorizam nos seus trabalhadores. É sabido que cada ser humano é único mas existem alguns valores que devem ser inatos a todos os profissionais. São valores de cariz pessoal, que tem mais que ver com a sua atitude e personalidade do que propriamente o trabalho que sabe fazer. Como é obvio o conhecimento e a formação são uma parte imprescidível, quando se está à busca de emprego, porém quem é como profissional e pessoa é que vai fazer destacar-se dos restantes candidatos.
Experimente o nosso teste de como fazer bem um CV para verificar se sabe tudo o que deve saber para construir um bom Curriculum Vitae, antes de enviar o seu à vaga que tanto quer concorrer.
Neste sentido, fique atento à lista que se segue sobre os pontos mais importantes que as empresas buscam nos candidatos, antes de escrever o seu cv:
Personalidade
No que diz respeito aos traços de personalidade, estas são as qualidades que as empresas mais apreciam nos seus candidatos:
- Trabalhadores autónomos e com iniciativa própria.
- Pessoas que estabeleçam objetivos profissionais e que os cumpram.
- Pessoas que saibam trabalhar em equipa.
- Pessoas rigorosas, responsáveis e com ética. No artigo sobre Integridade e Coerência: as competências profissionais que vão-lhe garantir uma carreira de sucesso consegue perceber melhor a importância destes conceitos no mercado de trabalho.
- Trabalhadores que se adaptem a diferentes circunstâncias e cargos, são os trabalhadores que possuem uma maior capacidade de adaptação o que resulta numa grande flexibilidade laboral.
Aptidões
Além da personalidade existem um conjunto de habilidades profissionais que o futuro trabalhador deve ter. Depende do cargo que irá desempenhar e quais os requisistos que pedem mas normalmente estas são as aptidões que as empresas mais valorizam:
- Ser capaz de usar ou aprender a usar a tecnologia.
- Capacidade de desenvolvimento e facilidade de aprendizagem.
- Licenciatura - caso seja requerido.
- Conhecimento em diferentes áreas. É uma questão de cultura geral, quanto maior for o seu leque de conhecimentos maior a probabilidade de começar a crescer na empresa.
- Facilidade em comunicar em inglês e também em outras línguas.
- Facilidade em usar programas informáticos como o MS Office, E-mail, Internet ou Redes Sociais.
Atitude
No que diz respeito às atitudes que deve tomar no seu local do trabalho, são as seguintes:
- Liderança e proatividade;
- Prestar serviços com alta qualidade e mostrar que realmente sabe fazer o que disse que sabia fazer;
- Não tratar só de fazer o ” horário expediente” - caso seja necessário prolongar o horário de trabalho por questões de logistica, tente ser flexivel.
- Quando perceber que algo está errado, tente procurar educar a empresa com críticas construtivas;
- Ter empatia pelos seus colegas e pela dinâmica do grupo;
- Manter a postura o mais profissional possivel, sem fofoquices, nem falar da vida dos seus superiores e colegas.
- Estar disposto a partilhar novas ideias que possam surgir no meio laboral, mostrando que não está somente empenhado em realizar o seu trabalho mas também em desenvolver a empresa de maneira positiva.
- Ter uma mente aberta e fléxivel - não ficar apenas concentrado no seu ponto de vista.