O mundo gira, o tempo passa e o que era ontem já não é válido hoje. Sendo assim, os processos de seleção de Recursos Humanos também foram alterados. O velho paradigma de entregar somente o seu currículo deixou de existir. Com o crescimento frenético das redes sociais e o webcurriculum, houve a necessidade de criar um novo processo de seleção. Hoje em dia, o departamento de Recursos Humanos de uma empresa, recorre às redes sociais pessoais e profissionais para encontrar novos candidatos, colocar anúncios de ofertas de emprego e analisar o perfil dos candidatos que já tenham selecionado anteriormente.

O impacto das redes sociais no recrtuamento

Miss TY || Shutersttock

Com certeza que cada um sabe para que fim quer utilizar as suas redes sociais porém há que ter em atenção o quanto a nossa vida quotidiana fica exposta. E a forma como qualquer pessoa pode ter acesso à mesma. Sendo assim, a probabilidade do seu futuro empregador analisar a sua presença virtual, antes de aceitar a sua coloraboração, é bastante grande. No artigo Dicas de como usar as redes sociais para ter um impacto positivo laboral explicamos quais os passos que deve tomar para usar a redes sociais a seu favor.

Dito isto não quero dizer que deve deixar de publicar as suas fotografias em festas com os seus amigos, simplesmente tenha cuidado com todos os conteúdos que publica para que, posteriormente, não seja um entrave na hora de seguir o processo para a sua contratação. 

O novo método de seleção que recorre às redes sociais para facilitar o processo de recrutamento

Com o desenvolvimento da web todo o mercado de trabalho teve que se adaptar à mesma e o departamento de Recursos Humanos não foi execepção. Para fazer fase a este crescimento virtual, surgiu a ideia dos processos de seleção começarem a ser feitos também online. Sendo assim, os responsáveios de Recursos humanos, recorrem a ferramentas como as redes sociais para ajudá-los na busca e captação de futuros talentos.




Recrutar trabalhadores através das redes sociais

Tomertu || Shutterstock

As redes sociais são um um óptimo meio para os recrutadores e as empresas divulgarem as suas ofertas de emprego pois conseguem abranger o maior número de candidatos. E essa visibilidade terá como consequência, para a empresa, um grande impacto na hora de começar a receber currículos. Caso ainda não tenha o seu e necessite de fazer um, fique a saber Como escrever um curriculum vitae no link que partilhamos.

São várias as ferramentas que os media sociais fornecem e uma delas é a utilização dos hashtags. Com esta funcionalidade, a empresa, pode identificar e etiquetar publicações o que faz com que consiga chegar mais rápido ao candidato ideal. Alguns exemplos de hashtag que as empresas podem utilizar são #procuradeemprego #ofertasdetrabalho #profissionaisdecomunicação entre outras.

Porquê que as redes sociais são importantes neste novo modelo de recrutamento?

Pesquisas como estas, geralmente, agilizam o processo de seleção e permite ao recrutador ter uma interação mais próxima com o futuro trabalhador ou até mesmo descobrir pessoas que estejam à procura de emprego, na área em que atua. E isso é o que faz com que as redes sociais sejam tão importantes na hora de uma empresa querer contratar um novo membro, para a sua equipa.

Outro papel importante que os media sociais desempenham, é o facto de mostrarem quais os gostos, preferências, formas de comunicação e antigos postos trabalho de cada individuo. Isso faz com que o recrutador tenha uma imagem mais real de quem realmente é o seu futuro funcionário.

Da mesma forma que os candidatos têm que cuidar da sua imagem no mundo virtual, o mesmo se passa com as empresas. É imperativo que as empresas tenham especial atenção que tipo de imagem passam e se esta está de acordo com a filosofia, missão e valores da empresa.

 

  • Foi útil esta informação?
  • SimNão